Disciplina para a vida

Cívico-Militar

A Rede de Ensino Cívico-Militar Batalha do Riachuelo, possui características incomparáveis, o que nos torna únicos no Universo Educacional. O civismo, o amor à Pátria, a disciplina, a hierarquia, são fundamentais na metodologia adotada pelo Colégio.

As Diretrizes do Ensino Cívico-Militar consistem em valores que diferenciam os alunos como: respeito (às pessoas, à Pátria, aos Símbolos Nacionais, aos animais e ao meio ambiente), camaradagem, lealdade, honra, procedimento ético, dedicação, iniciativa, coragem, organização, cooperação, disciplina consciente e responsabilidade, bem como são estimulados a cultuá-los, haja vista que, junto com uma primorosa preparação intelectual, são eles que farão a diferença para o futuro desses jovens cidadãos.

Período de Adaptação

A Semana de Adaptação ou Semana Zero 2021, ocorrerá de 25 à 29 de janeiro, quando os alunos novatos e veteranos do Colégio-Cívico Militar Batalha do Riachuelo, imergem em um programa de treinamentos e de aquisição de conhecimentos cujo objetivo é adaptá-los às particularidades do CCMBR.

As atividades são desenvolvidas por Oficiais, Subtenentes e Sargentos integrantes do Corpo de Alunos, auxiliados pelos Chefes de Companhia e Subcomandante.

Transpostos os umbrais do Colégio Cívico-Militar Batalha do Riachuelo, os novos alunos logo aprendem a cultuar os nobres princípios de sã camaradagem, de lealdade, de respeito, de ética e de moral, que são o esteio da Educação Cidadã e da tradição daqueles que envergam a Rede de Ensino Cívico-Militar.

Assim, durante o Período de Adaptação, os novos alunos adquirem as primeiras noções sobre assuntos como:

1. deveres e direitos dos alunos;
  2. Regimento Interno;
  3. transgressões disciplinares;
  4. hinos e canções;
  5. ordem unida;
  6. principais atribuições do Comandante do Corpo de Alunos;
  7. do Comandante de Companhia, dos instrutores, dos professores, dos monitores, dos chefes e dos subchefes de turma.
  8. Fazem visitas a algumas dependências do Colégio e conhecem os horários das atividades normais.
  9. Aprendem a se portar corretamente dentro e fora do CCMBR e conhecem os cuidados a ter com o uniforme, valorizando-o como símbolo do estudante da Rede Cívico-Militar Batalha do Riachuelo.
  10. Começam a se familiarizar com o Sistema de Avaliação e com a Proposta Pedagógica do CCMBR, bem como com as oportunidades que lhes serão oferecidas em decorrência de seus futuros méritos, como o Batalhão Escolar e a Legião de Honra.

Observações

1. No modelo de logística militar, concomitante haverá as reuniões de pais e oficinas de imersão dos alunos em cada companhia.
  2. Todos deverão chegar com 15 minutos de antecedência, 7h45min.
  3. O uniforme deverá ser composto por camisa branca, calça jeans e tênis branco ou preto.