Missão Dada é Missão Cumprida

Pilares da Excelência Pedagógica do CCMBR

O método Missão Dada é Missão Cumprida é um revolucionário método de ensino e aprendizagem no qual, as habilidades e competências previstas na BNCC, na UNESCO, nos objetivos cívicos militares, no ensino dos valores e ética, são transformados em missões diárias.
A sigla é a abreviação do método de ensino e aprendizagem para o ensino infantil, fundamental e médio, Missão Dada é Missão Cumprida. E contém as letras consoantes iniciais, MDMC.

Aulas dadas pelos mestres, são missões e estudo e aprendizado eficaz, são missões cumpridas pelos estudantes. Cada missão, diariamente é acompanhada de forma personalizada e cronometrada, por um monitor cívico militar, chamado de diretor de turma, até serem cumpridas. Tudo com apoio de tecnologia de gestão de dados acadêmicos, plataformas acadêmicas e inteligência artificial. E o professor recebe feedbacks estruturados de suas vitórias em cada aula (venceu a aula?). Acreditamos, que este método é uma centelha de uma nova teoria da relatividade aplicada à educação.

O método é baseado nas melhores práticas internacionais de ensino integral, na expertise centenária das forças armadas de missões, na neurociência e neuroeducação, com uso de mapas mentais, relatórios de inteligência, conselhos de classe semanais e feedbacks estruturados para professores, pais, alunos e gestores.

Foi fomentado por quase 30 anos de pesquisa prática, implantação e observação do autor, em sala de aula e por EAD e em seus livros e seminários, com milhares de alunos, em vários tipos de ensino e aprendizagem, desde ensino de idiomas, softwares educativos, programas de grandes contingentes com uso de Tv e jornais de grande circulação, livros de concursos de alta concorrência até pós graduação lato sensu para médicos, residência em saúde, pós graduação em pedagogia e neuroeducação, em variadas instituições de ensino básico, técnico e superior de graduação e pós graduação em que o autor foi fundador, CEO, diretor, escritor e planejador pedagógico, bem como visitas técnicas no Brasil e em vários países europeus, com reconhecida educação de alta qualidade.

O tempo é cronometrado em missões dadas e missões cumpridas, no processo de estudo da matéria lecionada, no tempo para resolução das tarefas básicas, complementares, questões Batalha do Riachuelo (desafios), simulados, redações etc. Enfim, tudo é cronometrado para que as missões tenham objetivos de data e tempo e possam ser acompanhadas e checadas se foram cumpridas. No melhor estilo cívico militar.

O método e a temporização têm fórmulas, como um dos pilares do método é uma atenção especializada em matemática (batalhão olímpico) e escrita (batalhão dos escritores e batalha das 1000 redações), a fórmula principal tem 3 equações e conceitos, a saber.

MD (60 minutos) = MC (30 minutos), onde MD é missão dada e MC é a missão a ser cumprida.

Detalhando o conceito, vemos que cada aula lecionada de 60 minutos, pelos professores, é uma missão dada e vira uma missão a ser cumprida de 30 minutos, pelos alunos. Assim, por exemplo, quatro horas aulas pela manhã (4 missões) virarão 4 missões a serem cumpridas de meia hora (30 minutos) de tarde, ou seja, 2 horas de estudo dirigido e mediado, por diretores de turma.

MC = 10 minutos de revisão mais 10 minutos para as atividades básicas mais 10 minutos para fazer 50% das atividades complementares detalhando o conceito, vemos que nos 30 minutos, na missão cumprida (MD), o tempo é utilizado de forma cronometrada em 3 momentos. No primeiro bloco de 10 minutos ele revisa a aula lecionada (missão), no segundo momento ele faz as atividades básicas e nos 10 minutos finais, ele terá que resolver 50% das atividades complementares previstas. Tudo é entregue por escrito, antecipadamente e pregado próximo a porta da sala, pelo comandante da companhia, todos os dias. E lido pelo chefe de turma no início de cada dia letivo, pela manhã e pelos diretores de turma pela tarde.

MNC (missão não cumprida) = FOP

Caso, o aluno não consiga cumprir uma das missões ele recebe um ponto de atenção, FATO OBSERVADO PEDAGÓGICO, anotado diariamente pelo diretor de turma, que será analisado no conselho semanal da turma dele e poderá virar um item do FEEDBACK ESTRUTURADO aos professores e gestores, dependendo da gravidade, recorrência, disciplina e principalmente, o tentar fazer com garra, como um mantra diário, pelo aluno. Melhorando a cada dia. O importante não é acertar todas, mas tentar acertar, tirar as dúvidas e crescer a cada dia no método de estudo e nos mapas mentais, para aprender, não decorar. Guardar o conhecimento no cérebro utilizando da forma melhor possível o armazenamento nos neurônios (memória de longo prazo).

As novas Missões, Visões e Pilares, da Rede CCMBR, ao adotar este método

Missão – Ser reconhecida como a melhor rede de ensino cívico militar privada da América Latina, implantando o método Missão Dada é Missão Cumprida de educação 4.0, até 2023.

Visão – Mover terra, ar e água, para que todos os stakeholders, professores, alunos, militares e colaboradores, cumpram as suas missões diárias.

Pilares

  1. Tudo que for relevante e impacte na atividade fim de educar por excelência, vira uma missão, sejam elas, ações estratégicas, financeiras, estruturais, cívicos militares ou acadêmicas.
  2. As habilidades e competências previstas na BNCC, na UNESCO, nas leis, nos objetivos cívicos militares, no ensino dos valores e a boa ética (fair play), são transformados em missões diárias dadas e DEVEM SER cumpridas.
  3. As funções são emanadas da chancelaria em portarias e implantadas por pit stops e seminários de divulgação, pelos chanceleres e comandantes.
  4. As missões estarão escritas, divulgadas e afixadas em cada unidade.
  5. O cumprimento das missões é obrigatoriamente acompanhado por cada responsável de setor.
  6. Cada setor ou ação é parametrizado, com um responsável (dono do setor ou dono da missão).
  7. As missões serão cronometricamente acompanhadas por cada nível de colaboradores e validadas pelo seu superior.
  8. As missões são emanadas das definições, conceitos e planejamentos da chancelaria.
  9. A missão diária da chancelaria é que todos os comandantes, gestores acadêmicos, financeiros, administrativos e entes estratégico-mercadológicos cumpram suas missões diárias.
  10. A missão diária do comandante é que todos, militares, professores, colaboradores e alunos, cumpram as missões diárias em sua unidade.
  11. A missão diária dos subcomandantes e comandantes de companhia é que todos os monitores e colaboradores abaixo de sua hierarquia, cumpram as missões diárias em sua unidade.
  12. A missão diária dos diretores acadêmicos é que todos os professores e alunos cumpram suas missões cotidianas.
  13. A missão diária dos professores é vencer suas aulas e receber feedbacks estruturados dos alunos, pelos gestores e conselhos de classe.
  14. Para cumprir as suas missões, os alunos precisam ser acompanhados e geridos a assistir as aulas (missões dadas), com alto rendimento, tendo atenção e foco com base na neurociência, uso correto de tecnologias e plataformas, técnicas de estudo, disciplina, alimentação correta, ambiência de estudo, para que possam performar bem nas missões a serem cumpridas na tarde, da noite e dos sábados, nas provas, nas oficinas, instruções cívico militares, esportes, simulados, redações, olimpíadas e no ENEM.
  15. A missão dos militares diretores de turma é que cada aluno cumpra suas missões diárias.
  16. E assim sucessivamente, do comandante ao zelador.

A Origem do Método

O método foi desenvolvido pelo graduado em ciências da computação e pós-graduado em marketing pela FEA-USP, empreendedor e educador há mais de 30 anos, Francisco Sidney Nogueira de Brito, chanceler da rede de ensino cívico militar Batalha do Riachuelo. Fundador de startup de cursos de informática, com 18 anos, de franquias, startups de educação com repercussão nacional, projetos educacionais para grandes contingentes, com ensino, presencial, mediado por tecnologia, multimídia e EAD, nas áreas de idiomas, ensino de informática, tecnologia da informação, empreendedorismo, ensino politécnico, ENEM, internet das coisas (livro com edição de um órgão do sistema S), plano de negócios, formação cidadã, entre outros.

Autor de livros, softwares multimídias, encartes, streaming, CD –ROMS de educação, com dezenas de milhares de beneficiários, bem como coleção de preparatório para provas e concursos, nesta última coleção, com mais de 1 milhão de cópias vendidas, em parceria com uma grande Editora do Rio de Janeiro, encartados em jornais de grande circulação, em todo o Brasil.

Em sua atuação principal, por 20 anos, foi idealizador, fundador, sócio administrador, CEO, diretor de planejamento, autor de PPCS, PDIS, PPIs, de várias faculdades de excelência, com cursos de graduação e pós graduação lato sensu , com ensino no Nordeste e Sudeste, nas áreas de enfermagem, fisioterapia, psicologia, assistência social, medicina veterinária, farmácia, psicologia, nutrição, biomedicina, pedagogia, gestão escolar, métodos e sistemas de ensino, tecnologia da informação, assistência social, engenharia, direito, neurociências, fisiologia médica, entre outros. Ressalta-se, que 3 instituições de ensino superior, fundadas e geridas pelo autor, foram nacionalizadas, com aquisição por empresas listadas na bolsa de valores, com fatos relevantes aprovados, publicação na CVM e validação do CADE. Tendo dirigido mais de 10 mil alunos de ensino superior, nestes anos, experiência que o credenciou a uma vaga na chancelaria da rede CCMBR.

Com métodos de ensino, há quase 30 anos, atuou e atua na pesquisa prática, implantação e observação. O autor desenvolveu ou participou de vários tipos de métodos de ensino e aprendizagem, desde ensino de idiomas, softwares educativos, métodos e programas de ensino para grandes contingentes (milhares de pessoas ao mesmo tempo), com uso de Tv e jornais de grande circulação, livros de concursos de alta concorrência até pós graduação lato sensu de saúde, residência em saúde e ensino para médicos, pós graduação em pedagogia e neuroeducação, em variadas instituições de ensino básico, técnico e superior de graduação e pós graduação em que o autor foi fundador, CEO, diretor, escritor e planejador pedagógico.

Neuroeducação e a Disciplina Militar

Pensando em unir o melhor da Neuroeducação com a disciplina militar, chegamos ao pensamento crucial que as forças armadas conseguiram, em todo o mundo, criar modelos de excelência com base em planejamento milimétrico, estratégia, trabalhos manuais, delegação, trabalho de corpo, hierarquia de gestão, disciplina no cumprimento de metas (missões), arriscando e salvando vidas e soberanias. Estes conceitos alicerçaram amplamente o método conjuntamente com a neurociência e neuroeducação. Notadamente após o COVID com o ensino remoto de centenas de milhões de alunos, o método adicionou muitos resultados de estudo do cérebro no aprendizado, que mostraram que o acompanhamento personalizado e frequente, socialização necessária, organização dos conteúdos de forma simples e focada, professores capacitados, engajados, com seus objetivos definidos e cronometrados, respeito aos níveis de aprendizado, ambiência de estudos, uso das tecnologias que as crianças e jovens utilizam no seu dia a dia ( geração Y, Z), nativos digitais que são, técnicas de ensino e de motivação com uso de gamificação, (nos jogos sempre há missões) e combate a desatenção, desinteresse e dispersão.

Assim, todos os dias, as missões claras, e lidas pelos chefes de turma, são geridas com pequenos blocos de 10 minutos, que facilitam a performance individual e em grupo, incentivam a fixação de longo prazo de mapas mentais no cérebro, podem ser cobradas com educação, prazos definidos e disciplina, o que gera grandes alicerces de curto e médio prazo: com o método, a maior parte deles alunos, diariamente, se sentem acompanhados, amparados, motivados, importantes e vencedores. Sentimentos raros dos estudantes, hoje em dia, na educação brasileira, mesmo em grandes escolas.

Potencialização do Aprendizado

Nosso modelo de ensino também conta com uma nutrição com a finalidade de potencializar o aprendizado, de forma premente, no tempo integral defendido, há as refeições balanceadas, o acompanhamento de um terapeuta nutricional, identificando necessidades em anamneses e consultas, para quem necessite e oficinas semanais de nutrição e fisiologia, para as séries do fundamental.

Alimentos, nutrientes e complexos vitamínicos, que aumentem a disposição, a memória de longo prazo, a fixação nos neurônios do conhecimento de longo prazo, a concentração, a atenção as ordens, o bom humor, o trabalho em equipe, a visão saudável, o neurocrescimento, o crescimento muscular e ósseo, são buscados, incentivados, fiscalizados, prescrevidos, trabalhados nos cardápios e recomendações para casa, tudo salvo em prontuários individuais e amplamente debatidos nos conselhos de classe.

Objetivo do MDMC

É importante entender que o objetivo do método MDMC é criar um currículo cívico militar completo, aumentar a motivação nas crianças e jovens, o espírito de grupo, formar laços duradouros, ensinar valores e os fixar para toda a vida. São atividades de elevação curricular; complementação pessoal; reforço das competências previstas pela Unesco e BNCC; união do aluno, família e escola; valorização da tradição militar de forma contextualizada com o dia a dia; ética em casa e na escola; e expertises utilizadas nas melhores escolas do mundo.

Algumas opções são:

  • Batalhão Juvenil de Proteção Ambiental com adesão voluntária a ONU;
  • Liderança Cívico-Militar – Ensino da experiência centenária militar adaptada a crianças e jovens;
  • Nutrição e Fisiologia – Programa de acompanhamento nutricional e crescimento cerebral, muscular e ósseo;
  • Psicomotricidade Infantil – Ensino infantil exclusivo com laboratório de psicomotricidade e neurocrescimento (existente apenas em clínicas do sudeste);
  • Educação Financeira para startups – educação financeira para desenvolver planejamento do futuro, visão empreendedora e fundo de startups;
  • Realidade Virtual – única escola a utilizar a realizada virtual empregada nas melhores Faculdades de Medicina e na Estação Espacial da NASA
  • Desvendando o ENEM – oficinas para alavancar o desempenho no aluno com memorização, leitura dinâmica e técnicas de estudo;
  • Banda de Música – ensino da música tem por objetivos gerais representar o colégio e abrilhantar as solenidades cívico-militares, bem como fomentar a formação musical dos alunos.


Os facilitadores das oficinas cívico-militares no método MDMC são nossos Coordenadores Pedagógicos; Monitores Militares; professores convidados; Diretores de Turma; e Especialistas de Mercado.

Como uma nova forma de aprender a estudar, os mapas mentais, em vários formatos, como a árvore de Hoffman, bonsais, desenhos, emojis e enlaces de linhas e palavras-chave, viram técnicas de resumos e anotações de forma física ou digital nos Chromebook, iPads, Kindles, outros.

O aluno faz comparações, hierarquias e links de conteúdos. Uma matéria, partindo de um tema ou data ou fórmula ou definição central, pode ser interligada com outras com cores, símbolos, frases de efeito, bilhetes, humor, lembretes, modelos post it, podcasts, vídeos pessoais, tweeters e geram conexões cerebrais nos neurônios de fácil memorização e resgate futuro, por longo prazo.

As melhores escolas da Suíça, Finlândia, Holanda, Alemanha, Canadá, Cingapura, têm muito em comum com este método MCMD. O tempo integral preferencialmente, a disciplina rígida, o currículo completo, grande carga horária, foco, metas e avaliações em um planejamento perfeccionista e o acompanhamento personalizado. Há cuidadoras e governantas, como os monitores. Oficinas de cultura maker e trabalhos manuais. Fun times, momentos de ventilação durante o dia, com esportes e atividades lúdicas.

Formando vencedores todos os dias

Os conceitos do método “pequenas vitórias diárias”, “formando vencedores todos os dias” são premissas basilares em nosso modelo. Todos os dias, no início das aulas, os chefes de turma masculino em rodízio com o chefe de turma feminino, após a apresentação da turma, todos em forma, fala a missão daquela aula e instiga a atenção no tema do dia, o aprendizado com a motivação de poder vencer aquele desafio. A adrenalina e o foco cerebral vêm de forma célere.

 Ao fim do dia, o grito de guerra vem pelo monitor de turma, pelo comandante da companhia ou comandante da escola. Todos venceram o dia? Cumpriram as missões? Os alunos respondem em coro e vão para as suas casas sentindo-se vencedores.

Pequenas vitórias todos os dias, desperta o espírito vencedor, pelo suor, pelo esforço pessoal, pela alegria de cumprir metas e desafios e o trabalho em equipe. Virarão alunos profissionais, organizados, disciplinados, gestores de tempo, agentes de seu aprendizado para uma vida inteira, não decoradores de fórmulas e conceitos, somente para o ENEM, ENADE, PISA etc.

Nossos alunos aprendem no melhor termo cívico militar de missões dadas e cumpridas, com louvor e orgulho de conseguir o que foi planejado. Incorporam, na prática diária a meritocracia e são promovidos por isto nos gritos de vitória, como chefes de turma, como alunos fibra de herói, como alunos Batalha do Riachuelo, nos batalhões, nos alamares, nos quadros de honra do CCMBR. Pequenos heróis do mundo real que modificarão a si, suas famílias e a sociedade, nos médios e longo prazos.

Todos são chamados a performar e recebem oportunidades de melhorar, todos os dias, não somente os de alto QI. Neste modelo, todos, são classe A.

O aluno, no período da manhã, assiste as aulas de 60 minutos, com atenção e fazendo uso das técnicas de aprendizagem ensinadas, as aulas são as missões dadas. Os professores e alunos são instigados a vencerem a aulas juntos, com atenção, boa didática, domínio da matéria, ordem, disciplina, camaradagem, espírito de grupo. E pincipalmente cumprindo integramente o que está cronometrado no QTS.

No período da tarde, cada missão, diariamente é acompanhada de forma personalizada e cronometrada, por um monitor cívico militar, até serem cumpridas. Tudo com apoio de tecnologia de gestão de dados acadêmicos, plataformas acadêmicas e inteligência artificial.

Em cada 30 minutos, na missão cumprida (MD), o tempo é utilizado de forma cronometrada em 3 momentos. No primeiro bloco de 10 minutos ele revisa a aula lecionada (missão), no segundo momento ele faz as atividades básicas e nos 10 minutos finais, ele terá que resolver 50% das atividades complementares previstas.

Todas as missões são entregues por escrito, antecipadamente e pregado próximo a porta da sala, pelo comandante da companhia, todos os dias. E lido pelo chefe de turma no início de cada dia letivo, pela manhã e pelos diretores de turma pela tarde.

Os chefes de turma são 2 alunos, 1 masculino e 1 feminino, em rodízio diário ou semanal, que faz a apresentação do professor e auxilia os diretores de turma, aplicando o que aprendeu nas oficinas de liderança e instrução militar.

Todos os dias, no início das aulas, os chefes de turma masculino em rodízio com o chefe de turma feminino, após a apresentação da turma, todos em forma, fala a missão daquela aula e instiga a atenção no tema do dia, o aprendizado com a motivação de poder vencer aquele desafio. A adrenalina e o foco cerebral vêm de forma célere.

Professores e professores recebem diariamente suas missões. Tudo é planejado previamente e cronometrado, dia a dia, aula a aula, estudo a estudo, página a página, exercício a exercício em quadros de trabalhos diários, manhã e tarde.

Todos os dias, o comandante da companhia, coloca as missões diárias em um quadro de acrílico específico para este fim, em cada sala de aula, Chamado QUADRO DE TRABALHO DIÁRIO (QTS).

É possível, dessa forma, saber a missão de qualquer um dos 200 dias letivos previstos pelo MEC. Detalhadamente e no começo do semestre letivo. Em junho e julho, são feitos ajustes com base nos conselhos de classe.

Fato Observado Pedagógico

Caso, o aluno não consiga cumprir uma das missões ele recebe um ponto de atenção, FATO OBSERVADO PEDAGÓGICO, anotado diariamente pelo diretor de turma, que será analisado no conselho semanal da turma dele e poderá virar um item do FEEDBACK ESTRUTURADO aos professores e gestores, dependendo da gravidade, recorrência, disciplina e principalmente, tentar fazer com garra, como um mantra diário, pelo aluno. Melhorando a cada dia. O importante não é acertar todas, mas tentar acertar, tirar as dúvidas e crescer a cada dia no método de estudo e nos mapas mentais, para aprender, não decorar. Guardar o conhecimento no cérebro utilizando da forma melhor possível o armazenamento nos neurônios (memória de longo prazo).

Caso o aluno não cumpra a missão, recebe uma anotação de FOP, pelo diretor de turma que será analisado nos conselhos de sua turma, nas sextas feiras e irá aos feedbacks dos professores e dos pais.

Pensando na melhor performance acadêmica pedagógica, temos os chamados conselhos de turma são feitos turma por turma, as sextas feiras.  Tem a participação dos coordenadores, comandantes de companhia, monitores diretores de turmas com muitos FOPS, comandante da escola e em casos eventuais pelos chanceleres. Recebem nas quintas feiras, os formulários da semana com os FOPS e os relatórios e gráficos das plataformas com dados de todas as matérias e alunos que são gerados pelo setor de inteligência acadêmica, turma por turma.

Acompanhamento Personalizado

Com uso intensivo do cruzamento de dados de plataformas e sistemas de inteligência artificial, softwares de education business inteligence, nosso método gera relatórios de inteligência acadêmica.

Esses relatórios indicam de forma clara, coesa e com muitos gráficos informações relevantes ao acompanhamento personalizado para melhorar o rendimento dos alunos, tais como, questões que mais erraram, nota do aluno X nota da turma X nota das turmas de outros estados, maiores acertos, matérias com déficit no ensino do professor, problemas disciplinares e nutricionais, cumprimento dos QTS, atrasos de conteúdo, boa aprendizagem, (rankings) de alunos, diretores de turma e professores.

Nos empenhamos em fazer essas análises chegarem a quem interessa, seja no dia do feedback estruturado aos pais, semanalmente, pela agenda digital com total sigilo e respeito às leis de proteção de dados.

Cronograma

Nosso colégio possui carga horária integral, em dois turnos, com alimentação inclusa, almoço e lanche da tarde, com aulas de 60 minutos, conforme incentiva o CNE, com momentos lúdicos, currículo moderno e focado na fisiologia e costumes das novas gerações, não nos velhos costumes educacionais enferrujados e desencorajadores aos nativos digitais e gravemente impactados pelo PANDEMIA do COVID-19 e suas variantes.