Avaliação Educacional

A avaliação educacional é uma ação pedagógica disponível aos sujeitos envolvidos na educação (discentes, docentes e instituições de ensino), que lhes permite observar, continuamente, a eficácia ou ineficácia de suas práticas e ações pedagógicas, além de promover intervenções de correção nos rumos das atividades e dos resultados.

Os requisitos básicos para sua aplicação obedecem aos seguintes preceitos:

I. Validade: um instrumento apresenta validade quando avalia aquilo que realmente pretende avaliar e quando é adequado aos descritores considerados.

II. Relevância:um instrumento tem relevância quando está relacionado a descritores previstos para serem avaliados naquele momento;

III. Amplitude: consiste em uma estimativa do nível de abrangência das habilidades, objetos de conhecimento e descritores, para constatar em que medida eles foram contemplados nos instrumentos;

IV. Dosagem: consiste em uma estimativa de relevância das habilidades, objetos de conhecimento e descritores, para constatar qual a importância deles nos instrumentos;

V. Exequibilidade: destina-se à adequação do tempo à solução dos itens propostos. A duração de um instrumento deve ser determinada em função do tempo necessário à sua resolução;

VI. Redação: relaciona-se com a clareza e a adequação da linguagem às características dos alunos. Neste sentido, é preciso checar se os instrumentos apresentam uma linguagem adequada ao nível intelectual do discente, para evitar que este deixe de resolver o item por não o ter entendido.

VII. Contextualização: os itens do instrumento devem buscar a reinserção dos objetos de conhecimento no universo maior do qual foram retirados, aproximando-se, com isso, e se possível, de situações reais e relevantes para os discentes.

VIII. Variedade: os itens do instrumento devem ser variados. Devem favorecer a livre expressão de ideias, tanto nas respostas simples quanto nas complexas, e devem evitar a simples memorização;

IX. Índice de dificuldade: a dificuldade do item é indicada pela percentagem de discentes que conseguem resolvê-lo. Esta informação, antes do emprego do instrumento, é uma estimativa que pode, ou não, confirmar-se após a realização da avaliação.

Instrumentos da Avaliação

1.1. Avaliações Parciais (AP)

As AP são um dos grandes grupos de instrumentos educacional. São avaliações mais simples e frequentes, de diversos formatos. Por realizar o acompanhamento do processo ensino-aprendizagem, elas podem gerar ou não, graus. Nesse sentido, serão consideradas avaliações formativas. Para elaboração das AP, os seguintes tipos de instrumentos de avaliação estão disponíveis, entre outros:

Resolução de Situações-Problema

Mapas

Trabalhos de Pesquisa Individuais ou em Grupo

Gráficos

Exercícios

Levantamento Bibliográfico

Trabalhos em Domicílio

Workshops

Seminários

Palestras e Conferências

Portfólios

Estudos de Caso

Projetos Pedagógicos Multi e Interdisciplinares

Atividades Laboratoriais

Provas Orais e/ou em Grupo

Debate

Trabalhos em Grupo

Produção de Textos (relatórios)

Exercícios Práticos

1.2. Das Avaliações de Estudo (AE)

As AE são um dos grandes grupos de instrumentos de avaliação educacional com caráter somativo e por exigirem um processo de elaboração que demanda coordenação específica das disciplinas, esta atividade será gerenciada pela Supervisão Escolar. São realizadas trimestralmente, de forma individual ou em grupo, presencial ou não presencial, com ou sem consulta.

Composição das Notas

1. OS CÁLCULOS PARA AS COMPOSIÇÕES DAS NOTAS SERÃO OBTIDOS DE ACORDO COM AS ORIENTAÇÕES QUE SE SEGUEM.

• Todas as disciplinas que realizam Avaliações de Estudo
  • Alunos que não frequentaram a RA
NP = [(AP1 + AP2 + AP3 + AP4 +…+APn / n) + AE] / 2
Onde n = número total de AP

Se o aluno participar da Recuperação da Aprendizagem, as APR realizadas substituirão as notas de AP correspondente (s), caso sejam maiores.

Caso o CM aplique somente uma APR, esta substituirá a nota de AP mais baixa obtida pelo aluno.

As disciplinas de Filosofia e Sociologia não realizarão AE no 2º trimestre. Assim, a NP2 dessas disciplinas será composta apenas pela média de AP realizadas no período.

2. CÁLCULO DA NOTA FINAL (NF) – APROVAÇÃO POR MÉDIA

• Todas as disciplinas que realizam AE:
NOTA FINAL
NF = (NP1 + NP2 + NP3) / 3 ≥6,0
  • Cálculo da Nota Final Recuperada (NFR) Aprovação após a Prova de Recuperação
NOTA FINAL RECUPERADA
NFR = (NF + PRF) / 2 ≥6,0

3. CÁLCULO DA NOTA GLOBAL DO ANO (NGA)

Média aritmética das notas finais (NF) das áreas de estudo ou disciplinas, incluindo Arte e EFE, no ano escolar considerado.

4. CÁLCULO DA MÉDIA FINAL DAS ÁREAS DE ESTUDO OU DISCIPLINAS (MF)

Média aritmética das notas finais (NF) da área de estudo ou disciplina, nos diferentes anos escolares.

5. CÁLCULO DA MÉDIA GLOBAL DO CURSO (MGC)

Média aritmética das notas globais dos anos escolares (NGA).